MPB & OUTRAS HISTÓRIAS
João Marcos Cavalcanti de Albuquerque
Sabedoria Judaica


Conta a lenda que no ano de 1855 Sir Moses Haim Montefiore, rico banqueiro britânico, judeu, grande defensor dos direitos humanos e xerife da cidade de Londres foi convidado para um grande banquete no palácio real.
Ao chegar conduziram-no com toda a pompa e circunstância ao seu lugar na mesa ao lado direito do soberano da Inglaterra.
Sentado nesse honroso posto era motivo de inveja dos outros comensais .
Entretanto teve o desprazer de ver sentado a seu lado um deputado da Câmara do Lords que carregava com ele a fama de ser um grande anti-semita.
Depois de alguns minutos de silencio o parlamentar resolve quebrar o gelo e dirigindo-se a Sir Moses em alta voz para que todos ouvissem e falou: Acabo de chegar do Japão e o senhor sabia que lá nao existem porcos e nem judeus.
Naquele mesmo momento o Sherife Montefiore retrucou: Nestas circunstancias eu e o senhor deveríamos viajar até lá para que os japoneses possam ter uma amostra de cada um.
Depois de alguns segundos de silencio o nosso deputado anti-semita não mais falou durante todo  banquete.

João Marcos Cavalcanti de Albuquerque é advogado formado pela PUC, ex-secretário chefe do gabinete de Cesar Maia, escritor bissexto e estudioso da MPB. jmarcosa@uol.com.br